sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Ímpeto


A vontade de Sophie nunca foi a de ser uma unanimidade, aliás, acreditava ser entediante sê-la. Sempre foi um pouco audaciosa, um pouco diferente, um pouco apontada, um pouco falada. Tantos poucos que, inevitavelmente, acabaram por a tornar também um pouco polêmica.
Haviam vezes em que tinha o ímpeto de gritar mais alto contra aquilo que ouvia, outras em que se restrinjia à mudez inconformada. Poderia correr pra longe mesmo que respeitando a retidão das linhas, dos pensamentos, das crenças e não importaria o esforço para não pisar fora do espaço tracejado, ninguém fazia questão de admitir enxergá-lo. Aos olhos dos outros as atitudes são uma constante insuficiência, a assinatura dos documentos está sempre a passar da validade e cabe às palavras se perderem em algum lugar do espaço.

O primeiro passo dado na direção certa abre precedente pros demais, que se tornam mera consequência. Toma impulso. O que faz a diferença é não hesitar.


Sophie acreditava que de um modo bem abrangente, as pessoas estão quase sempre falando a respeito de seus próprios calos. É como se interpretassem o que veem refletido no espelho e até o ato de se dirigirem a outrem exalta egoísmo. Ainda não sabem que a maldade intencional não exerce influência à quem é dirigida, porque nada mais é do que autobiografia barata. Abre-se mão do escudo, empunha-se uma arma pérfida e se dá a chance para que o militante então descubra a sua fragilidade. A contusão pode até vir pelas costas, mas a maneira como somos golpeados não deixa dúvidas… Sempre sabemos de onde provém os disparos.


Take out the gun of your head.

4 comentários:

  1. Muito bom mesmo... Parabéns, costumo ser muito chato, mas gostei.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, disseste algumas verdades, particularmente esta: "as pessoas estão quase sempre falando a respeito de seus próprios calos." Passarei a acompanhar seu blog.

    ResponderExcluir
  3. realmente, existe essa tendência aos nossos propósitos quase egoístas e por que não egoístas?
    gostei muito, há algo tbm que queria dizer, o nome do teu blog é invejável, rsrss a princípio era parte do nome que pensei para meu blog rsrs

    falar de si, talvez, seja um caminho inegável, dada a procura que temos por nós, e mesmo assim, falar sobre outrem é falar sobre nós também, nada nos difere além do que entendemos por diferença.

    tenho apreciado muito teus posts!
    fico grato por teu comentário ;)

    ResponderExcluir
  4. Acho que a Sophie se daria muito bem com a Jean Croft...rs...
    E também acho que nem sempre dá pra identificar assim, logo de cara, de onde vêm os disparos... Às vezes a gente só consegue ouvi-los, mas no meio da multidão fica difícil saber de onde ele provém.
    E, sim, as pessoas são egoístas e gostam mais de falar de seus problemas - que são sempre maiores do que os do resto do mundo - do que ouvir o dos outros... Os psicólogos têm uma dívida eterna com a humanidade!

    ResponderExcluir